sábado, 26 de maio de 2007

Curso de Cogumelos em Podence











Foi no passado fim de semana de 12 e 13 de Maio que a associação ALDEIA realizou a II edição do Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres no qual participámos com bastante entusiasmo.
O encontro decorreu na freguesia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros junto à área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (www.azibo.org).Foi neste sítio, que aconselhamos vivamente a todos os amantes do birdwatching, que prenoitámos e tirámos as fotos que em cima mostram a imponência desta paisagem.
O curso foi bastante interessante, principalmente a nível gastronómico!!
Dividiu-se em parte teórica (pouca), 2 saídas de campo nos dois dias e duas fabulosas refeições na casa do presidente da junta de Podence, que temos que destacar pela sua amabilidade.
Claro está que visita a Podence sem visitar a Casa dos Caretos não era visita, e por isso fomos até lá no fim do curso, embalados pelo espectáculo da noite anterior ao jantar em que fomos presenteados com um chocalhar de boa disposição por parte do Careto anfitrião.
Para mostrar que não foi só brincadeira cá ficam os nomes de alguns exemplares encontrados nas saídas de campo... Amanita gemmata; Amanita rubescens; Cantharellus cibarius; Boletus pinophilus; Calvatia excipuliformis, entre muitos outros....
KINOKO

terça-feira, 8 de maio de 2007

Sons e Ruralidades em Festa!!!

E já está!
Acabou a segunda edição do festival Sons e Ruralidades que decorreu em Vimioso, Trás-os-Montes, e que já deixa saudade e água na boca para a próxima edição.
Deste encontro multicultural fizeram parte inúmeras associações com bancas e actividades. Desde a prova de deliciosos licores da Escorropichar de Santulhão, ao artesanato dos Himalaias da Sofia, passando pelos produtos de comércio justo da associação Reviravolta, entre muitas outras bancas...
Ouviram-se interessantes e úteis palestras das quais destacamos a da Micoplant sobre produção de cogumelos em casa e a oficina de preparação de detergente ecológico da Vida Silvestre Ibérica.
Muitas mais houveram mas infelizmente o ofício da cozinha não nos permitiu assistir a nenhuma!!!!!!
Nos jogos tradicionais temos que louvar o espírito combativo da equipa béchamel (da cozinha) que conquistou um honroso 2º lugar no jogo da corda apesar de todo o cansaço inerente. Obrigado pessoal da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda pela grande força e animação que puseram nos jogos.
Muito contentes ficámos pela enorme quantidade de burros que estiveram presentes nesta feira e neste caso à que bater palmas à AEPGA.
Todas as noites foram animadas por boa música de onde destacamos o único que conseguimos mesmo curtir, o de Uxu Kalhus que pôs toda a gente a dançar...
Mas as noites não se findavam no cartaz pois a festa continuava no bar sempre animada ao som da tradicional gaita de foles... e não só...
Na última noite houve espaço para tudo, desde kusturica a música brasileira, bem aquecidos pela bebida tradicional brasileira preparada pela cozinheira Rose, o Quentão!
E como tudo tem um fim fomos acabar a festa com um passeio pedestre em Angueira e almoço na Junta desta aldeia, tentando celebrar a Festa das Maias se estas tivessem aparecido!!!!!
Como podem ver foi um bom Festival, sempre muito bem acompanhado pelas deliciosas refeições vegetarianas confeccionadas por nós, e que conseguiram demonstrar que comida vegetariana não são apenas legumes cozidos e assim converter muitos cépticos ao vegetarianismo!!



OBRIGADO A TODOS, e em especial à AEPGA e à ALDEIA!

Cozinha... a melhor das equipas!!!

Só quem lá esteve pode testemunhar a alegria que foi confeccionar as refeições do Festival Sons e Ruralidades.
A equipa multicultural que lá se apresentou foi uma das razões para o sucesso de uma comida tão deliciosa, a outra foram os excelentes cozinheiros/as que as prepararam.
Não foi fácil acordar todos os dias cedo (obrigado galo Nuno) depois de uma noite de borga e folia, pois a festa a isso convidava, mas ficou provado que com sacrifício e boa disposição tudo é possivel.
A toda a equipa o nosso sincero agradecimento do fundo do coração.
À fantástica equipa belga "De gekke meisjes van dank".
À organização agradecemos a oportunidade que nos deu em mostrar que comida vegetariana pode ser sempre uma opção válida neste tipo de eventos.


se esquecemos alguém desculpa, mas estávamos a trabalhar....